domingo, julho 01, 2012

SALADA DE RADICCHIO

Olá, meus cristaizinhos! Como passaram as festas juninas? Para mim foram ótimas, comi muito milho cozido e assado, canjica, quentão, licores, carne assada à beira da fogueira, enfim, foi maravilhoso.
Mas, para compensar toda essa comelança, só entrando em uma dietazinha, não é verdade? Então lá vai essa saladinha com radicchio, que é uma maravilha.
Aqui tem radicchio, couve, azeitona, tomate, repolho rôxo e pepino, muito rica, não é mesmo?

Este é o radicchio, que mais adiante falarei dele.
Coentrinho e salsinha, picadas.
Este tempero para saladas é maravilhoso, sempre uso, é simplesmente alho ralado, azeite e limão, eu coloco um pouco de água para balancear a acidez do limão.
Este azeite é maravilhoso, o VILA REAL, diz que é extra virgem e tem 0,5% de acidez. Apesar que às vezes encontro de 0,4%.
Sobre acidez de azeite, eu postei AQUI.

Corte-os como lhe convém...
depois coloque a salsa e coentro picados...

e salpique CHIA, fica uma maravilha. Sobre o chia eu postei AQUI.
 *O Radicchio é a folha comestível proveniente da planta Cichorium intybus. É de origem italiana  (de Treviso) e pertence à família das chicórias. Tem folhas vermelhas com nervuras brancas. As folhas formam, em temperaturas frescas, uma bola bem densa. Seu sabor é levemente amargo. Este sabor amargo pode ser diminuído se lavado em água morna. Para comercialização, são utilizadas somente as bolas. As folhas soltas em volta da cabeça são muito amargas.

O radicchio já era utilizada na antiga Roma. Durante a idade média, foi levado para outros países da Europa e, no século XIX difundiu-se para o restante do mundo.
As folhas do radicchio são adicionadas em saladas frias. Também pode ser usado em risotos e outros pratos quentes. 
Seu valor nutricional? Ele contém cálcio, sódio e vitaminas A e C.

Obs: Antes de utilizar o radicchio, coloque de môlho em água morna, por alguns minutinhos, para tirar o amargô. Não repita o meu erro,  colocando a água quente, porque senão as folhas ficam marron, feias e sem gosto, perdendo a crocância. Isto eu testei!


GOSTARAM DA DICA?

 TENHAM UMA MARAVILHOSA SEMANA!

BJS CRISTALINOS


Um comentário:

Meus CRISTAIZINHOS, obrigada pela visita, voltem sempre.
Deixem aqui seus recadinhos.
Bjs CRISTALINOS.