sábado, julho 07, 2012

CONHECENDO UM POUCO DO QATAR- UM PAÍS NO MEIO DO DESERTO

Meus cristais,  assisti no programa da  Ana Maria Braga, uma linda e curiosa reportagem sobre o Qatar, um dos países mais rico do mundo, esta maravilha é um lugar mágico e misterioso, que fica no Oriente Médio, no meio do deserto, isso mesmo. Por ser um país rico em petróleo, sobra dinheiro para sustentar seus habitantes, que não pagam nenhum tipo de imposto, isso é que é uma maravilha e olhem que são 1 milhão de habitantes. Quem nasce no Qatar é  cataris,  lá  90% da população é estrangeira.

Para apresentar este documentário, em seu programa, Ana Maria Braga, vestia um hiab, que significa cobertura. É o conjunto de vestimentas usado pelas mulheres e homens que seguem o islamismo. A roupa demonstra a privacidade, a modéstia e a moralidade. No país, ele é conhecido como o véu que separa o homem de Deus. Já a roupa masculina, vestida pelo Louro José, consiste em uma túnica e uma cáfia. Dizem que o país será o DUBAI do futuro.
Qatar, foi premiado, para sediar a copa de 2022. Pois o país é fascinado pelo futebol e investe mesmo nesse esporte.

Tem um coisinha que lá é bem diferente da nossa, três homens para cada mulher, mas cada homem pode ter até quatro esposas, como é que pode? O que aqui é bigamia, lá é normal, faz parte da cultura deles.
O programa, nos presentiaou mostrando imagens do Festival de Cinema Internacional. Muitas pessoas importantes, estavam no evento, assim como, Antonio Banderas. Com exclusividade, ele cumprimentou Ana Maria Braga. Banderas comentou sua primeira experiência no deserto. “O deserto é um lugar muito interessante, eu não pensava assim até que o conheci. Ele muda constantemente, a luz, o vento, a temperatura. Acredito que só se pode conhecer a religião islâmica conhecendo o deserto, ele é muito espiritual”, relatou.

Curiosidades:
Como manda a tradição, o anfitrião não cumprimenta dando a mão para a visita. De acordo com as crenças, o homem só pode tocar em sua mulher e as mulheres  não podem aparecer para as visitas, que chegam em casa. Faz parte da cultura deles, a imagem das mulheres cataris tem que ser preservada”.
Interessante também é, lá existe um mercado de animais, no qual tem bichos de várias espécies. Entre eles, cavalos árabes e muitos tipos de pássaros, principalmente falcões. “Lá é muito chique ter um falcão, é status”, contou Nádia. “Sabe quando a gente tem um relógio chique e caro? Lá, eles andam com um falcão, no braço (punho) para caçar”. Pode?
Diferente dos outros países, no Qatar, os brasileiros têm a mão de obra valorizada e o salário alto. Eles também adoram futebol”, contou a repórter. Nádia também relatou como é a rotina dos treinadores brasileiros que vivem no Qatar e levam o futebol para o oriente. “Eles têm ginásios incríveis, a gente fica até com vergonha.


Toda essa maravilha, nos foi relatada pela maravilhosa repórter  Nádia Bochi, que esteve lá e fez esse lindo e completo documentário. Parabéns! e sua equipe também.

Tenham um belo domingo!

Bjs cristalinos



Um comentário:

  1. Boa noite amiga tudo bem, as culturas são bem diferentes mesmo, eu nem sei se acostumaria assim, mas também não posso garantir, não sou de lá não é de repente ia até gostar bjs lindo domingo Leila

    ResponderExcluir

Meus CRISTAIZINHOS, obrigada pela visita, voltem sempre.
Deixem aqui seus recadinhos.
Bjs CRISTALINOS.